Páginas

16 de março de 2012

Poupanças

Hoje em dia devemos ter em atenção certas acções para poupar. Poupar na carteira e também no ambiente. Deixo aqui algumas dicas que podem facilmente pôr em prática.


Electricidade

- Em casa usem sempre lâmpadas económicas. Não é preciso ir a correr comprá-las mas quando uma incandescente se fundir deve ser substituída por uma económica. É verdade que são mais caras mas, para além de durarem mais tempo, também vão poupar na conta da electricidade.

- Não deixem a TV ligada quando não estão realmente a ver. Se se afastam da TV para ir lavar a loiça, tomar um banho, fazer um telefonema, desliguem-na.

- O mesmo se passa com o computador ou portátil, se não o vão utilizar durante algum tempo, podem "suspender" ou "hibernar", uma vez que se o desligarem, o arranque ao ligar gasta muito mais energia. Se já não o vão utilizar mais nesse dia ou por um período superior a 5 horas, desliguem.

- Não utilizem o aspirador por tudo e por nada. Se apenas uma pequena área está suja, uma vassoura e uma pá fazem maravilhas!

- Se utilizarem máquina de lavar a roupa ou a loiça, façam-no apenas quando estiverem cheias. Assim poupam luz e água! Algumas máquinas têm ainda um sistema de poupança de água. Usem-no!

Água

- Quando tomarem um duche, fechem a torneira enquanto se estiverem a ensaboar ou a colocar o champô. Poupam água, gás e o ambiente, o que vai fazer diferença no fim do mês.

- Ao lavar a loiça à mão, passem-na primeiro por água, fechem a torneira, lavem a loiça e no fim passem-na novamente por água. Assim poupam muitos litros de água que corre enquanto estamos a passar com a esponja na loiça. Se não tiverem tempo para lavar a loiça assim que já não a estão a utilizar passem-na rapidamente por água. Assim a sujidade não ficará tão agarrada e será mais fácil lavá-la posteriormente (como por exemplo os fundos dos copos).

- Se utilizam o "saco de água quente" durante o meses mais frios do ano, reutilizem a sua água. Mas quando o deixarem de usar, guardem-no vazio, claro!

- Se tiver plantas em casa, pode usar a água com que lava ou cozinha os legumes para a rega das plantas! Atenção, tem que esperar que a água esteja fria para não prejudicar as plantas.

- Se tem o hábito de ligar a torneira da banheira para a água aquecer antes de entrar, guarde essa água para, por exemplo, lavar o chão ou uma peça que tenha que lavar à mão.

- Para poupar água nas descargas do autoclismo, encha uma garrafa de litro e meio de água e coloque-a dentro do autoclismo. Assim, de cada de vez que o utilizar poupará água que seria desperdiçada, uma vez que a capacidade dos autoclismos é superior à real necessidade de água para a sua descarga.

Produtos não alimentares

- Se um produto está quase vazio, virem-no "de pernas para o ar", de forma a aproveitá-lo ao máximo.

- Se for o caso de uma embalagem de pasta de dentes ou semelhante, podem "espremê-la" com a ajuda de um objecto direito, como a escova de dentes, assim, ficam bem utilizado até ao fim!

- Em relação aos champôs e géis de banho, pode , na sua ultima utilização, pôr àgua dentro da embalagem para gastar os últimos restos do produto que ficam "colados" no interior da embalagem. Mas atenção, só na última utilização porque a água altera a qualidade dos produtos se ficarem "de molho".

- Muitas vezes temos "amostras" de gel de banho que nos dão nos hotéis e afins. Se não gosta desses produtos para o seu banho, pode sempre colocá-los no seu doseador de gel para lavar as mãos na wc ou cozinha.

- Ao invés de comprar uma nova embalagem de gel para lavar as mãos, guarde o doseador e compre um gel de banho mais barato. Pelo mesmo valor consegue uma maior quantidade de produto que lhe vai durar mais tempo!

Produtos alimentares

- No caso de sumos ou outros líquidos que vêm em embalagens de cartão com uma tampa de rosca, nunca conseguimos aproveitá-lo até ao fim. Assim, devemos cortar umas das pontas (como fazemos nas embalagens que não têm tampa) e vão ver que algumas ainda têm bastante liquido no interior.

- Quem bebe café sem açúcar, ou bebe café com natas e não usa o açúcar pode sempre guardar o pacote e despejá-lo numa caixa quando chega a casa,  para depois fazer bolos ou outra coisa qualquer. O valor do açúcar já vem incluído no preço do café e não vale a pena desperdiçá-lo!

- Se não utiliza o ketchup, maionese, azeite, vinagre, sal ou outros aditivos que nos dão nos restaurantes fast-food, guarde-os para utilizar em casa.

Às compras!!!!




- Escolha sempre electrodomésticos com eficiência energética A, estes são mais amigos do ambiente e ajudam a poupar electricidade. 
- Mais informações aqui








- Se pretende poupar quando vai ao supermercado, pode ver o preço dos produtos sob uma perspectiva diferente: Veja o preço por litro, por kg ou por unidade. Muitas vezes os produtos (até dentro da mesma marca) tornam-se mais caros devido ao tamanho da embalagem. Para ter a certeza que é mais barato, veja o preço por quantidade e não por embalagem!
- Este preço vem normalmente em letras muito pequenas na etiqueta exposta com o preço. Algumas vezes até nem vem mas basta fazer as contas!

- Outra forma de poupar é nas carnes, peixes, queijos, fiambres e afins! Em vez de comprar uma embalagem, compre na secção correspondente (talho, peixaria etc) O mesmo produto é mais barato (preço/Kg) e pode comprar a quantidade que quiser (inferior ou superior). Muitas vezes estas secções do supermercado nem têm muitos clientes por isso o tempo de espera também não é muito!


Espero que estas dicas tenham sido úteis! =) Beijinhos



Sem comentários:

Enviar um comentário